sábado, 23 de janeiro de 2010

Linhaça é saúde total

A semente de linhaça é um cereal riquíssimo em fibras e ajuda no bom funcionamento do intestino.
É considerada um alimento funcional, pois ajuda a prevenir várias doenças. Há estudos que indicam que o consumo regular de linhaça auxilia na prevenção de diversos tipos de câncer, no controle do diabetes, diminui a retenção de líquidos e melhora até a pele e os cabelos. (Fonte: Revista Saúde é Vital).
Costumo triturar 2 colheres de sopa de linhaça e tomar com iogurte, na vitamina ou suco pela manhã. Às vezes faço uma vitamina de linhaça também à noite, mas procuro beber bastante água durante o dia.
Por conter fibras, a linhaça proporciona uma sensação de saciedade e percebo que fico com menos apetite. Além disso, a linhaça faz uma verdadeira faxina no organismo contribuindo com o processo de desintoxicação.

Diante de tudo isso, não tenho dúvidas: consumindo linhaça diariamente sinto que contribuo para uma saúde e qualidade de vida melhores!

4 comentários:

  1. Carla, tudo bem?
    Soube que o sr. Panizza, um dos maiores estudiosos de plantas e ervas, costumava dizer que linhaça não podia ser consumida com casca, pois ela solta uma cola que pode grudar a semente no intestino. Ele recomendava colocar a linhaça na água e, depois, tomar só a água. Talvez dê pra usar moída, pois aí a casa já era. Eu, pelo sim pelo não, não como a linhaça inteira. Se vc souber de alguma coisa nesse sentido, me avisa!!
    bjs
    Ah, sim! Amanhã vou postar a resposta da Costanza Pascolato sobre aquela dúvida sua de usar peça grande, mesmo sendo mignon, lá no Adorojoias!
    Roberta

    ResponderExcluir
  2. Oi Roberta,

    tudo bem?
    Os benefícios da linhaça são observados quando ela é consumida triturada. O ideal é triturá-la e consumir em seguida ao invés de comprar a farinha de linhaça. Eu costumo comprar a semente de linhaça, marrom ou dourada, e adicionar a sucos no liquidificador, que já irá triturar todos os ingredientes.

    Outra possibilidade é essa que você descreveu, colocar de molho a linhaça e consumir somente a água.

    Se for inteira, a linhaça não é digerida porque sua casca é resistente à ação do suco gástrico e, portanto, seus nutrientes não são absorvidos pelo organismo. Assim, o ideal é evitar consumir a semente inteira.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Carla,
    thanks pela resposta!! Daqui pra frente vou sempre falar para as pessoas triturarem na hora, então!
    bjs
    roberta

    ResponderExcluir
  4. Falou e disse Carlinha. Li a respeito da linhaça e recomendam o uso dela moída um pouco antes para evitar a perda dos nutrientes. E além da utilização em sucos pode ser polvilhada em frutas, saladas ou em várias receitas como tortas, cookies. (Fonte: O2 - 02/2010). Estou começando a utilizar na vitamina de manhã. Depois falo sobre os resultados. Bjs, Jaci

    ResponderExcluir