domingo, 3 de outubro de 2010

Beba água com estômago vazio

Há várias referências sobre melhorias na saúde para os que bebem bastante água, em especial em jejum.

Eu particularmente, prefiro a água morna pela manhã. Gosto de acrescentar umas gotas de limão. É excelente para despertar lentamente o organismo.

O hábito de beber água em jejum pode ser bom para melhorar até dores de cabeça e cansaço. Pode ser bom para quem já teve gastrite, como eu.

De manhã e antes de escovar os dentes, experimente beber 2 copos de água. Escove os dentes, mas espere uns 15 minutos antes de tomar o café da manhã.

Se não conseguir tomar 2 copos, beba apenas 1 copo. O importante é a constância.

Pense bem: mal não faz! Beber água é saudável e dá energia.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Filtro solar até em dia de chuva!

Pode parecer exagero, mas o melhor amigo da nossa pele nos dias de hoje é o filtro solar.
Acho que todo mundo (será?) já reconhece a importância dele quando vai à praia no verão. Mas o que poucos tem o hábito é de usar filtro solar todos os dias! Na verdade, o ideal é reaplicar a cada 4 horas no mínimo.
Um filtro solar de boa qualidade, de preferência do tipo livre de óleo, os famosos oil free, são ideais para protegerem a pele dos raios solares, em especial nos tempos de hoje em que a camada de ozônio está mais prejudicada e estamos mais diretamente expostos aos efeitos maléficos do sol.
Claro que precisamos de sol para sermos saudáveis e até para absorver alguns tipos de vitaminas. O sol da manhã é o melhor para usufruirmos desses benefícios.
Mas acredite, daqui a 10 ou 20 anos, se você se comparar com quem não teve esse tipo de cuidado com a pele, verá como estará com uma pele mais jovem e livre de manchas.
Há alguns filtros que parecem até uma base e deixam sua pele com uma aparência muito mais bonita :)
E outra dica e passar em toda a área exposta! Não vale esquecer áreas como pescoço e mãos.
Essas dicas valem para todos os tons de pele.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Razões para Dormir e Acordar Cedo

Que interessante como o nosso corpo tem tudo programado certinho. Por isso, muitas vezes a rotina de horários para as atividades é nossa aliada.
Veja como nosso corpo funciona:

Das 21- 23:00: É o horário em que o corpo realiza atividades de eliminação, químicos desnecessários e tóxicos (desintoxicação) mediante o sistema linfático do nosso corpo. Neste horário do dia devemos estar num estado de relaxamento, escutando música, por exemplo.

Das 23 - 01:00: o corpo realiza o processo de desintoxicação da vesícula biliar, e idealmente deve ser processado num estado de sono profundo.

Durante as primeiras horas da manhã 01:00- 03:00: processo de desintoxicação do fígado, idealmente deve suceder também num estado de sono profundo.

De madrugada 03:00- 05:00: desintoxicação dos pulmões.

Manhã 05:00- 07:00: desintoxicação do cólon. É o melhor horário para ir ao banheiro.

Durante a Manhã de 07:00- 09:00: absorção de nutrientes no intestino delgado. É o horário perfeito para tomar o Café da manhã. O Café da manhã antes das 7:30 é benéfico para aqueles que querem manter-se em forma.

Nada de ficar sem tomar sem café da manhã. O bom então é, na maioria das vezes, domir e acordar cedo.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Será o fim da Celulite?

Existe alguma esperança para amenizar aquilo que toda mulher tem e odeia: a celulite.
A celulite basicamente é formada por nódulos de gordura e retenção de líquido no local.
Vou passar um segredinho que é tentador experimentar!
A idéia é melhorar a circulação com um super suco desintoxicante: o suco de Pepino com Aipo.
Isso mesmo! Essa mistura super hidratante e refrescante promete desinchar e melhorar o aspecto da celulite.
Obviamente resolvi experimentar, tomando todos os dias pela manhã. Coloco 1 pepino e vários talos de aipo direto na centrífuga.
Não posso dizer que seja gostoso, na verdade às vezes misturo com maçã para conseguir tomá-lo.
Não sei se é psicológico, mas gostei do resultado.
Se você experimentar, por favor mande seus comentários!

terça-feira, 1 de junho de 2010

Vitamina C


A forma mais fácil e gostosa de consumir as doses de vitamina C que precisamos é comendo frutas, principalmente as cítricas, mas a variedade é grande :)
Acerola, caju, laranja, limão, goiaba, abacaxi humm tudo uma delícia!
O melhor é que não há restrições para o consumo, pois o excesso de vitamina C é eliminado naturalmente pelo organismo.
A vitamina C também está presente em algumas verduras tais como brócolis, cenoura e pimentão.
A vitamina C é importante na absorção do ferro dos alimentos. E é fundamental para dentes e gengivas saudáveis, para a pele e cabelos entre vários outros benefícios.

Assim, sempre devemos incluir frutas no cardápio diário. Que tal uma salada de frutas hoje?

domingo, 30 de maio de 2010

Alho

O alho tem diversas propriedades terapeuticas e é excelente para a saúde.
Uma delas é ser coadjuvante no tratamento de hipertensão. Isso mesmo! Quem tem pressão alta se beneficia se ingerir alho diariamente. E o ideal é comê-lo cru. Argh! Isso mesmo, cru. O sabor é meio forte, mas há quem aprecie.
Quem tem gastrite deve consumir com cautela.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Fragmentos de pensamentos :)

Pessoal,

adorei o blog do meu amigo Daniel: http://mausoleudogargula.blogspot.com/
Além das curiosidades prenderem a atenção de qualquer um, achei o máximo a campanha contra sacolas plásticas! Dou a maior força. A nossa saúde tem tudo a ver com a saúde do planeta. Vamos nos alimentar bem em equilíbrio com a natureza!

terça-feira, 4 de maio de 2010

Grão-de-Bico fonte de saúde


Grãos são excelentes fontes de proteínas, com a vantagem de serem de origem vegetal o que facilita sua digestão.

O grão-de-bico tem um sabor especial e é bem conhecido como ingrediente para fazer a deliciosa pasta Homus da culinária árabe. E além de gostoso, é super saudável e nutritivo!
Possui vitamina, sais minerais e fibras em sua casca, a velha amiga dos intestinos.

Há fontes que afirmam que o grão-de-bico possui ferro e deve ser consumido por quem tem tendência à anemia.
Outras fontes indicam que esse grão incrível possui triptofano que favorece a produção de serotonina, uma substância que traz uma sensação de bem-estar.

Vejam só uma reportagem que detalha as propriedades do grão-de-bico:
http://g1.globo.com/globo-reporter/

domingo, 25 de abril de 2010

Higienismo - saudável e desintoxicante!

Sim, Higienismo! O nome já remete a limpeza, desintoxicação profunda e consequentemente saúde e energia plenas.

A proposta do higienismo é respeitar o ritmo do organismo, especialmente em relação ao processo digestivo. O nosso corpo tem funções principais em cada horário do dia:
4 às 12h - Eliminação
Melhor não atrapalhar esse processo... assim, pegue leve e prefira as frutas.
12 às 20h - Disgestão
Oba! A digestão está com foco total. Período para as principais refeições.
20 às 4h - Assimilação
Hora do corpo assimilar os nutrientes. Evite comer nesse período ou prefira alimentos leves.

Além disso, o higienismo propõe uma combinação de alimentos que beneficia o processo digestivo. Com a combinação correta de alimentos podemos evitar a terrível fermentação, azia e indigestão.
Combinações felizes:

  • Verduras, legumes e proteína animal (carne branca ou vermelha)
  • Verduras, legumes e carboidratos (arroz, macarrão, batata, feijão, etc)
  • Frutas frescas ou secas (exceto melancia e melão que devem ser consumidos individualmente), valem também as castanhas!
Dá para preparar vários cardápios com essas combinações. E vale tudo pela digestão perfeita e a sensação de estar leve e saudável.

Essas dicas são apenas a estrutura básica do higienismo. A proposta higienista é muito mais ampla. Mas acreditem, só de seguir esses passos básicos você já vai fazer um mega favor à sua saúde.

Veja alguns links interessantes:

http://www.saudefrugal.com/
http://www.orion.med.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=148:higienismo&catid=27:orion2&Itemid=53
http://www.spamariabonita.com.br

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Cardápio saudável para festas


Adorei a matéria sobre a revolução saudável no cardápio das festas.
Dê uma olhada!

http://suadieta.uol.com.br/Materias.mvc/Ver/486

Hoje em dia é super fashion servir em recepções sopinhas light, canapés de legumes ou verduras frescas, sucos naturais e doces de frutas típicas.

Particularmente acho ótimo poder degustar do cardápio em uma festa sem culpa e sem peso! E não ter que correr no dia seguinte para compensar todas as guloseimas consumidas...

Além de ser chic servir frutas tropicais e comidinhas naturais. Como também super saudável!

terça-feira, 13 de abril de 2010

Ergonomia no Trabalho

Gostaria de falar hoje sobre a importância da ergonomia no trabalho.
Na maioria das profissões normalmente é necessário ficar várias horas na mesma posição.

É super comum para quem trabalha em escritório ficar 8 ou mais horas em frente ao computador. Atenção à postura! O monitor deve estar regulado para estar na direção dos olhos evitando ficar com a cabeça abaixada ou elevada.
O mouse deve ser usado com mousepad anatômico, aquele com uma elevação para apoiar o punho.

O teclado também deve ter um apoio para o antebraço. Não é caro comprar um kit de mousepad e apoio para teclado, além de ser um investimento para a sua saúde!
Quem usa notebook como eu deve ter ainda mais cuidado! Normalmente o notebook fica apoiado na mesa e fica com a tela mais baixa que o seu ângulo de visão. Use sempre um suporte! Há alguns no mercado que são super fashion que combinam com a decoração do seu escritório, outros são funcionais e vem com um cooler para refrigerar o equipamento.

O teclado para alguns notebooks chega a ser minúsculo! Você pode usar um teclado conectado. E mouse é fundamental, nada de ficar usando aquela bolinha ou quadradinho como mouse. Ninguém merece! Use sempre um mouse com ou sem fio.

Todos esses movimentos repetitivos podem gerar lesões no punho, ombro e o pior na coluna.
Não deixe chegar nesse ponto. Essas medidas simples podem realmente prevenir problemas maiores.
E claro é super importante a cada 1 hora no computador levantar da cadeira e dar uma alongada geral.

domingo, 11 de abril de 2010

Pele de pêssego? Invista na alimentação saudável!

Segue mais uma dica que só reforça a importância da boa alimentação na saúde geral e inclusive da saúde da nossa pele:

http://yahoo.minhavida.com.br/conteudo/11135-Barre-o-envelhecimento-ingerindo-alimentos-que-previnem-as-rugas.htm#fotogaleria=1

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Excesso de Iodo - um Perigo!

A carência de iodo no organismo pode provocar doenças como o Bócio e problemas congênitos. Esse problema é tão grave que levou a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a determinar a proporção de iodo no sal comum.

Vejam o que diz o site da ANVISA:
http://portal.anvisa.gov.br/wps/portal/anvisa/busca

Mas o que pouca gente sabe, e eu particularmente vim a saber pela leitora Roberta, que o excesso de iodo tem o potencial de levar a casos de Hipertireoidismo ou de Tireoidite de Hashimoto, uma doença auto-imune.

Vejam o site http://www.tireoide.org.br/

O melhor é manter os níveis de iodo dentro das recomendações de 130 microgramas por dia.

Veja nos links abaixo tabelas de quantidade de iodo nos alimentos.

http://emedix.uol.com.br/vit/vit024_1f_iodo.php

www.sitemedico.com.br/sm/materiais/index.php?mat=835

Como tudo em excesso faz mal, o sal e demais alimentos ricos em iodo devem ser consumidos com moderação, nem pouco nem muito. E manter o equilíbrio!

Livros interessantes

Pessoal, descobri 2 livros super interessantes sobre saúde:

Anticâncer - Prevenir e Vencer Usando Nossas Defesas Humanas, de David Servan-Schreiber

Saudável aos 100 anos, de John Robbins

Em breve virei com mais novidades e contarei o que aprendi nos livros!! E é claro que irei colocar em prática no meu dia-a-dia.

quarta-feira, 31 de março de 2010

sábado, 27 de março de 2010

Dica de desintoxicação

Pratico há tempos uma super dica para desintoxicar e manter o corpo mais disposto e livre de resíduos. Em jejum tomo um copo grande de água morna com limão.

A água morna é melhor absorvida pelo organismo e delicadamente vai limpando por onde passa. O intestino é especialmente beneficiado por esse procedimento, já que ajuda a hidratá-lo. Você vai ver que seu intestino vai ficar muito mais regular!

O limão é excelente para várias outras finalidades. Possui vitamina C que é ótima para absover o ferro nas refeições. Experimente espremer meio limão sobre o feijão todos os dias. A anemia vai embora!
Além de ser super refrescante!

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Ração Humana Prós e Contras

Tenho postado muita coisa sobre cereais. Sei dos benefícios desses alimentos na dieta e como são importantes na alimentação. Cada cereal tem suas propriedades e resultados.

A Ração Humana está muito na moda recentemente, mas há muito tempo já conhecia essa mistura de cereais que agora tem até sua versão light.

Como cada cereal tem proriedades diferentes e, ao misturá-los, a quantidade consumida de cara um pode não garantir todos os benefícios que esses elementos separadamente forneceriam.

Acredito que, para as pessoas que não consomem fibras regularmente e que precisam melhorar a alimentação, a Ração Humana pode ser excelente pois contém fibras que aumentam a saciedade ajudando nas dietas de perda de peso.

Mas os hipertensos e diabéticos devem ser cautelosos, pois a Ração Humana tem em seus ingredientes elementos como o guaraná, açúcar mascavo e cacau, que são estimulantes e nem todas as pessoas podem consumir. Assim, melhor optar pela versão light.

Eu particularmente prefiro consumir os cereais em separado a depender da minha necessidade no momento. Por exemplo, se desejo consumir mais proteínas e ter mais força na malhação opto pela Quinua ou Amaranto. Se preciso diminuir o colesterol, o Amaranto ou a Linhaça são boas opções. Se quero dar uma reforçada no cálcio, vou de gergelim.

Enfim, os cereais são alimentos fantásticos. E é sempre positivo consumí-los puros, na Ração Humana ou nos pães e massas integrais.

Além de, claro, beber muita água para melhorar a digestão e a absorção dos seus elementos.

Leia mais sobre a ração humana e obtenha a receita nos links abaixo:
http://g1.globo.com/globoreporter
http://www.mulherbeleza.com.br/receitas/como-emagrecer-com-a-racao-humana-receita/

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Amaranto, voce conhece?

Eu também não conhecia! Mas este cereal é super poderoso.

O Amaranto é originário do Peru, mas já está fazendo sucesso no Brasil dentre os alimentos funcionais.

É considerado um ótimo fortificante para os pulmões. Atenção fumantes que ainda não pararam! Tem mais cálcio e magnésio que o leite de vaca, além de outros minerais como o zinco. (fonte Livro Você é o que você come - Ed Campus. Site da autora http://www.gillianmckeith.info/)

Além disso, há estudos que indicam que o Amaranto reduz o colesterol ruim em função da proteína contida nesse cereal. E por falar em proteína, o Amaranto tem bastante! Assim como uma quantidade significativa de fibras, o que é ótimo para o funcionamento do intestino.

Como a quinua, o Amaranto também não contém glutén. E é vendido em casas de produtos naturais.

Comprei uma caixa de Amaranto esta semana e vou experimentar!

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Banana e seus benefícios

A banana tem fama de engordar... Mas é só a fama! Pode acreditar que essa fruta tão comum no nosso Brasil tem benefícios incríveis e, como a maioria dos alimentos, só engorda se houver abuso na quantidade.

Existem cerca de mil tipos de banana! Os benefícios são muitos:

É ótimo para comer depois de malhar, pois repõe a energia, já que possui carboidratos e minerais.

E quem diria, muito bom para quem está de dieta, pois contém fibras que auxiliam o bom funcionamento do intestino e dá maior saciedade para quem já está penando com a adaptação da alimentação na dieta. E o melhor, possui apenas 90 calorias!

Há quem diga que a banana é super indicada para quem tem pressão alta e até stress, pois o potássio, mineral presente em abundância na banana, é bom para melhorar a circulação sanguínea (fonte: Saúde É Vital - Editora Abril).

Olha, fiquei impressionada com os benefícios dessa fruta! Eu, que já adoro frutas, tenho caprichado nas vitaminas incluindo uma ou duas bananas por dia.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Carnaval :) cuide da hidratação!

Carnaval é bom quando a gente está cheio de energia pra pular os 4 dias sem parar, certo? Sim! E para garantir esse pique, dá-lhe água e sais mineirais!!!

Assim, aí vai uma dica de saúde natural: a garrafinha de água deve ser seu parceiro inseparável nesse carnaval! Mesmo se beber bebida alcóolica (o que é claro que não recomendo neste blog!), intercale com a água para manter a animação e não desidratar e se cansar antes do bloco acabar...

Antes de sair de casa para curtir a festa, experimente tomar um mega suco para suprir sua necessidade de sais mineirais e carboidratos que precisará. Inclua banana (potássio), água de côco (sais mineirais) e gengibre (pura energia). E capriche nos carboidratos nas principais refeições para manter os estoques de energia em dia, tais como massa integral, cereais e frutas, além de queijo light ou carnes magras.

E vai ser só alegria!

Leia também: http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2010/02/05/agua-boa-alimentacao-sao-fundamentais-para-quem-ter-energia-no-carnaval-915791302.asp#coment

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Quinua

Até bem pouco tempo atrás ninguém sabia o que era quinua ou quinoa. Mas há alguns anos este cereal, que já fez parte de dieta de astronauta e que é originário dos Andes, se tornou mais popular e suas propriedades fizeram com que se consolidasse aqui no Brasil.

É considerado o melhor alimento de origem vegetal para o consumo humano, por isso, muitos a chamam de alimento completo. Possui fibras, proteínas, vitaminas A, B6 e B1, ferro e cálcio (fonte: http://www.quinuareal.com.br/) e não tem glúten, sendo assim bom para os celíacos (pessoas com intolerância a glúten). E é ótimo para ganhar massa muscular porque contém muito mais proteína que a maioria dos cereais.
A quinua pode ser encontrada na forma de grãos, flocos e farinha. Resolvi experimentar!
Como são 347 Kcal por 100g, tenho consumido há meses 1 colher de sopa de quinua em flocos no café da manhã. Como o gosto é forte, prefiro misturar na vitamina e fica uma delícia.
E viva os benefícios!

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Iogurte dá uma força na malhação!

Iogurte natural é excelente para as malhadoras. Com sabor ácido característico, o iogurte possui proteína de excelente qualidade e dá aquela força para quem está trabalhando os músculos.

É um importante aliado para um intestino mais saudável, pois possui lactobacilos vivos que ajudam a manter a flora intestinal.

Eu sempre prefiro os iogurtes sem aditivos químicos (leia sempre o rótulo!) e na versão desnatada que tem uma quantidade bem mais reduzida de gordura. No mais, a criatividade é o limite: adiciono mel, linhaça ou gérmen de trigo. E viva a malhação!

sábado, 23 de janeiro de 2010

Linhaça é saúde total

A semente de linhaça é um cereal riquíssimo em fibras e ajuda no bom funcionamento do intestino.
É considerada um alimento funcional, pois ajuda a prevenir várias doenças. Há estudos que indicam que o consumo regular de linhaça auxilia na prevenção de diversos tipos de câncer, no controle do diabetes, diminui a retenção de líquidos e melhora até a pele e os cabelos. (Fonte: Revista Saúde é Vital).
Costumo triturar 2 colheres de sopa de linhaça e tomar com iogurte, na vitamina ou suco pela manhã. Às vezes faço uma vitamina de linhaça também à noite, mas procuro beber bastante água durante o dia.
Por conter fibras, a linhaça proporciona uma sensação de saciedade e percebo que fico com menos apetite. Além disso, a linhaça faz uma verdadeira faxina no organismo contribuindo com o processo de desintoxicação.

Diante de tudo isso, não tenho dúvidas: consumindo linhaça diariamente sinto que contribuo para uma saúde e qualidade de vida melhores!

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

1 castanha-do-pará por dia é tudo!

Nós brasileiros somos privilegiados por termos à disposição a brasileiríssima castanha-do-pará. Essa castanha concentra uma quantidade de selênio, mineral importante para o corpo humano, superior à da maioria dos alimentos que consumimos normalmente.

Achei incrível a informação de que o selênio combate os radicais livres e ajuda na formação de agentes antioxidantes, evitando o surgimento de doenças neurodegenerativas com a idade e contribuindo com a desintoxicação do organismo (Fonte: Wikipédia), além de ser saborosa.

E mais, 1 castanha-do-pará por dia é suficiente!
Assim, para mim não é o menor sacrifício seguir essa dica :)

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Suco de Babosa é Desintoxicante

Como assim Suco de Babosa? Sim, Suco de Babosa! A Babosa é uma planta com várias propriedades e mais famosa por ser insumo para shampoos e cremes.
Mas o que pouca gente sabe é que o Suco de Babosa, ou Aloe Vera como é conhecido, proporciona uma desintoxicação geral do organismo, melhora o funcionamento do intestino e traz viço para a pele. O suco de Aloe Vera pode ser encontrado em revendedores autorizados e é muito importante verificar a pureza e a procedência.

Além disso, a Babosa tem alto poder hidratante e cicatrizante da pele, principalmente em se tratando de queimaduras.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Maçã para a voz


Não é à toa que antigamente as crianças davam uma maçã vermelha para as professoras quando queriam agradá-las. Comprovadamente a maçã é a melhor amiga de quem trabalha com a voz!
Essa fruta linda e deliciosa tem propriedades adstringentes que literalmente limpam as cordas vocais.

Se você usa a sua voz todos os dias como instrumento de trabalho, coma mais maçãs! Ou mesmo se você precisa fazer uma apresentação ou falar num tom mais alto em uma apresentação, experimente comer 1 maçã imediatamente antes. Você vai perceber que sua voz vai sair mais clara e firme! O mesmo vale para quem gosta de cantar.

Mas atenção para os inimigos da boa voz: café, leite (laticínios em geral), bebidas geladas ou sorvete. Eles podem te trazer pigarro ou cansaço no seu discurso.

Outro segredo para a boa voz é hidratar sempre. Leve sempre sua garrafinha de água suas reuniões ou palestras e arrase!

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Quer diminuir a vontade de comer doces?


Você é do tipo formiga? Doces de qualquer espécie, chocolates, mousses, doces de fruta, enfim você não tem preconceito desde que seja doce?
É possível aplacar um pouco essa vontade irresistível de comer açúcar. De novo é a beringela o ingrediente mágico.

Coloque 1 beringela descascada e picada em uma jarra com 1/2 litro de água mineral à noite e deixe de molho até o dia seguinte.
A água vai estar com uma cor mais escura, por causa da beringela. Pela manhã tome a água ainda em jejum e descarte os pedaços de beringela.

Você vai perceber que a gula por doces e aquela vontade de comer sobremesa depois do almoço irão simplesmente sumir!

Abacaxi = Barriga sequinha!


Quer acordar no dia seguinte com a barriga mais sequinha para colocar um biquini ou uma roupa mais justa? É só comer algumas rodelas de abacaxi antes de dormir. O abacaxi ajuda a reduzir a retenção de líquidos e faz com que seu corpo desperte mais enxuto.
Mas nada de jantar numa churrascaria antes!